-
Arquitetos: HITAD
- Área: 170000 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Shuxiang Wei
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Secundária Shenzhen foi fundada em 1947, tendo uma história de mais de 70 anos, tornando-se uma instituição em destaque da Zona Especial de Shenzhen. Sendo assim, a fim de destacar o status e as características da Escola Secundária de Shenzhen, o projeto visa formar uma imagem arquitetônica única, que tem uma atmosfera elegante em um espaço organizado.
O canteiro de obras do projeto está localizado no nº 1068, Nigang West Road, distrito de Luohu, Shenzhen, o antigo local da Escola Técnica e Profissional de Informações de Shenzhen. A diferença de elevação topográfica no local, o curso do rio atual, a linha de metrô que atravessa o campus e os edifícios existentes trazem grandes limitações e desafios ao projeto. O empreendimento cobre uma área de cerca de 100.000 metros quadrados, com uma área total de construção de cerca de 170.000 metros quadrados. Entre eles, a área de construção é de 165,6 mil metros quadrados, e a área de construção reservada é de 0,45 milhão de metros quadrados. A construção inclui o prédio de ensino do colégio, centro de atividades, dormitório e cantina, centro recreativo e esportivo, piscina, galeria e instalações esportivas ao ar livre. É uma escola de ensino médio com 75 turmas e capacidade para 3750 alunos.
No terreno limitado, Nigang Campus amplia o ambiente natural e presta muita atenção ao contato entre o ser humano e a natureza, para que professores e alunos possam perceber o conhecimento e a realidade na natureza. O projeto se esforça para elevar a função do edifício acima do segundo andar, e o primeiro andar forma um espaço contínuo, onde a interface entre o edifício e a natureza desaparece e se mistura perfeitamente.
Usando o espaço contínuo da cobertura, um pátio de três andares é formado, e todas as salas são cercadas por vegetação. O térreo e dois grupos de pátios são conectados por escadas abertas, e toda a escola se torna um jardim multidimensional com várias camadas.
O projeto usa o espaço arquitetônico com uma visão chinesa ancestral da natureza e um senso de ritual para expressar a extensa e profunda unidade da natureza e da humanidade e a ordem dos ritos espaciais na cultura chinesa. Expressa a herança da cultura regional com símbolos e elementos arquitetônicos abstratos, como a parede de Huo er, a construção de arcadas e o pátio.
Expressar a cultura do campus de centenas de anos dentro da história com o tijolo vermelho maciço e da pedra assim como continuar a tradição espiritual com o símbolo único da Escola Secundária de Shenzhen, são os lemas principais.